terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PARA OS 2°s A e B/2014


O BRASIL NA ÚLTIMA DECADA DO SÉCULO XX

Desde de 1990 que o sistema capitalista vivia um novo processo de reorganização da economia mundial que ficou conhecido como Globalização. Um dos aspectos significativos desse processo, foi a ocorrência de uma revolução tecnológica na área de comunicação (telefonia fixa e celular, internet, televisão, satélites artificiais) e na área da informática (computadores pessoais e programas de fácil acesso) que facilitou e intensificou as possibilidades de comunicação entre empresas e pessoas, garantindo empregos, negócios e amizades de caráter interplanetário.

Toda essa modernização tecnológica só vai começar a aparecer no Brasil no final da década de 1990, marcando o início de um novo período histórico que ficou conhecido como Nova República, iniciado em 1985 com o “Movimento Diretas Já” e que marcou o fim da Ditadura Militar (1964/1984).

Nessa Nova república iniciada em 1985 e que dura até hoje, o Brasil iniciou um processo de redemocratização e reorganização econômica e social. Um dos marcos (acontecimentos) dessa redemocratização foi a promulgação de uma nova Constituição em 1988, garantindo os princípios democráticos mais elementares, como a liberdade de trabalho, de  expressão do pensamento, da locomoção por todo o país, eleições livres, a participação nos partidos políticos, o livre acesso a qualquer religião, o acesso à educação, à assistência, à saúde, à previdência social, ao lazer e à segurança pública.

A primeira experiência do povo com essas amplas liberdades foi participar das primeiras eleições para eleger um novo Presidente da República em 1989, elegendo Fernando Collor de Mello. Mas essa primeira experiência trouxe também a primeira decepção e a primeira crise política desse novo período. Em 1992, o Presidente Collor foi cassado e sofrendo o Impeachment por envolvimento num esquema de corrupção organizado pelo seu tesoureiro na campanha eleitoral Paulo Cesar Farias.

Em relação à situação econômica, o Brasil herdou dos militares um pais com altos índices de inflação e desemprego, sem crescimento econômico. Desde de 1985 que as tentativas de solução para esses problemas econômicos através propostas planificadas (Plano Cruzado-1986, Plano Bresser-1987, Plano Verão-1988 e Plano Collor-1990) haviam frustrado o povo, porque não resolveram nada. Em 1994, o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso apresentou o uma proposta estruturante e definitiva que dura até hoje e que foi chamado de Plano Real: - estabilizou a economia, abaixou a inflação, renegociou as dívidas interna e externa, adaptando o Brasil para o mundo globalizado.

Essa adaptação vai ocorrer de fato nos dois mandatos de Presidente do Fernando Henrique Cardoso (FHC) – 1994/1998/2002. As principais medidas adotadas pelo governo FHC, foram: - a privatização (venda) das empresas estatais (do governo) dos setores de telecomunicações, energia elétrica, siderurgia, mineração e petroquímica e passou a ser apenas um fiscalizador dessas empresas através da criação de Agências Reguladoras (ANATEL, ANEEL e ANP); - abriu a economia nacional para as empresas estrangeiras facilitando a entrada de seus produtos no mercado brasileiro, uma verdadeira invasão de produtos chineses, japoneses, indonésio, europeus, norte-americanos; - crescimento da economia informal;

Na área social ocorreu uma tímida mudança: na educação reduziu de 18,3 para 12,8% o índice de analfabetismo; reduziu a taxa de mortalidade infantil de 36,5/1000 mortes para 29,6/1000; - os baixos salários e as políticas de baixos índices de reajuste salarial, provocaram centenas de greves em quase todos setores da economia, de metalúrgico a profissionais de transportes e dos serviços públicos, principalmente da saúde e da educação.

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR

REFLITA SOBRE AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO MUNDO E DO BRASIL NA ÉPOCA EM VOCE NASCEU, LENDO O TEXTO E RESPONDENDO:

1 – No final do século XX (1990) o sistema capitalista passou a viver uma nova fase chamada globalização. O que foi essa globalização?
R - um novo processo de reorganização da economia mundial
2 -  Essa globalização foi impulsionada por uma revolução tecnológica. Quais setores essa revolução atingiu?
R - na área de comunicação (telefonia fixa e celular, internet, televisão, satélites artificiais) e na área da informática (computadores pessoais e programas de fácil acesso)
3 -  Que consequências essa revolução tecnológica provocou?
R - facilitou e intensificou as possibilidades de comunicação entre empresas e pessoas, garantindo empregos, negócios e amizades de caráter interplanetário.
4 – O Brasil entrou nessa era da Globalização vivenciando uma mudança importante na sua história:
a) Qual o nome dado ao período anterior à globalização?
R - Ditadura Militar (1964/1984).
b) Qual o nome dado ao período histórico atual do Brasil?
R - Nova República
5 – Quais as mudanças políticas ocorridas no Brasil a partir de 1985?
R - iniciou um processo de redemocratização,  promulgação de uma nova Constituição em 1988, garantindo os princípios democráticos mais elementares.
6 – Quais as mudanças econômicas ocorridas no Brasil a partir de 1985?
R - propostas planificadas (Plano Cruzado-1986, Plano Bresser-1987, Plano Verão-1988 e Plano Collor-1990),  que não resolveram os problemas herdados da ditadura e o Plano Real:-1994, que finalmente  estabilizou a economia, abaixou a inflação, renegociou as dívidas interna e externa, adaptando o Brasil para o mundo globalizado.
7 – Quais as consequências sócias dessas mudanças políticas e econômicas?
R - ocorreu uma tímida mudança: na educação reduziu de 18,3 para 12,8% o índice de analfabetismo; reduziu a taxa de mortalidade infantil de 36,5/1000 mortes para 29,6/1000; - os baixos salários e as políticas de baixos índices de reajuste salarial, provocaram centenas de greves em quase todos setores da economia, de metalúrgico a profissionais de transportes e dos serviços públicos, principalmente da saúde e da educação.
8 – Quais as mudanças adotadas por FHC e qual a sua importância em relação a Globalização?
R - a privatização (venda) das empresas estatais (do governo) dos setores de telecomunicações, energia elétrica, siderurgia, mineração e petroquímica e passou a ser apenas um fiscalizador dessas empresas através da criação de Agências Reguladoras (ANATEL, ANEEL e ANP); - abriu a economia nacional para as empresas estrangeiras facilitando a entrada de seus produtos no mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário